top of page

Responsible Fatherhood Project

My dad cares. You are my father campaign/ Campanha: "O meu pai cuida, tu és o meu papá"

Uma paternidade responsável é essencial para o desenvolvimento da criança e para a criação de famílias e sociedades que promovam e reflictam padrões e modelos mais equitativos de equidade de género e que simbolizem o respeito e protecção dos direitos das crianças. Em Moçambique, o trabalho relacionado ao cuidar é largamente dominado pelas mulheres, e institucionalizado como um dever da mulher pelas normas culturais e sociais vigentes. Isto coloca uma grande carga sobre a jornada diária da mulher, perpetuando simultaneamente os estereótipos em relação a “incapacidade” dos homens no cuidar de si próprio e dos outros. Em igual medida, certos estereótipos relativos a masculinidade limitam a possibildade do homem/pai desfrutar dos benefícios afectivos e dos momentos prazerosos que o cuidado dos filhos proporciona.

 

Em resposta a este cenário, nosso projecto sobre Paternidade Responsável visa promover o papel do pai no cuidado, assim como sensibilizar a sociedade no geral na valorização de uma abordagem sincronizante e relacional no cuidado da criança fora de estereótipos que perpetuam as desigualdades. Assim advogamos por leis, políticas e serviços públicos de modo a incentivar e permitir que os pais invistam seu tempo e energia no atendimento directo aos seus filhos. Trabalhamos igualmente para a criação de serviços inclusivos aos pais em diferentes instituições sociais, tais como a família, saúde e educação. Nossas actividades principais são as seguintes: Desenvolvimento e disseminação de campanhas públicas; debates; grupos de discussão com pais "grávidos", e marchas públicas. 

Gallery on Public Debate - Responsible Fatherhood

Public Debate: Reponsible Fatherhood

Projecto Paternidade Responsável 

Responsible fatherhood is essential for the development of children and for building families and societies that better reflect gender equity and protect children’s rights. In Mozambique, work that relates to caregiving remains dominated by females.This places a great burden on women and also perpetuates norms about the “incapacity” of men to care for themselves and for others. Therefore, our Responsible Fatherhood project seeks to promote the caring role of fathers and the recognition and support of the father-figure.  We advocate for laws, policies and public services to encourage and enable fathers and male mentors to invest more of their time and energy in the direct care of their children. We work towards the achievement of father inclusiveness across different institutions such as family, health and education. Our primary activities are as follows: Public Campaigns; Public Debates; “Expectant” Father’s groups; and Public Pass Marchs.

 

bottom of page